quinta-feira, 7 de junho de 2018

Alternativa para thermal throttling (desabilitando o Turbo Boost) - Processadores Intel para Desktops e Notebooks

Thermal Throttling, ou Controle térmico, é uma tecnologia incorporada nos chips, que tem como função preservar o chip caso ocorra superaquecimento, reduzindo frequências, voltagens e % de uso, visando preservá-lo e consequentemente diminuir a alta temperatura, até mesmo se auto-desligando, em casos extremos.

Este problema é encontrado normalmente em notebooks que utilizam o processador da Família Intel Core (Core i3, Core i5, Core i7) com final HQ (no caso de notebooks) devido a pouca capacidade de refrigeração.

É importante destacar que processadores da família Intel Core com final U e também processadores de Desktop, não estão livres deste problema, mesmo sendo casos mais raros pois estes equipamentos possuem baixo TDP ou tem mais facilidade em dissipar o calor gerado.

Sendo assim, aqui segue uma dica que pode resolver este problema, pois desabilita a unção Turbo Boost existente nestes processadores, evitando que os mesmos alcancem temperaturas elevadas, gerando o Thermal Throttling.

Mescle o arquivo .reg (faça download aqui) ao registro do Windows, permitindo uma nova entrada no gerenciamento de configurações de energia.

Este arquivo de registro atualiza as configurações avançadas das Opções de energia e adiciona uma nova opção: Modo de aumento de desempenho do processador (conhecido como Turbo Boost)

Essa técnica limita a velocidade do clock da CPU, permitindo o uso a 100%, de modo que o Intel Turbo Boost ficará desabilitado, mesmo após a reinicialização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário